Viver com ansiedade

janeiro 30, 2019

Esperar todos os dias pela sexta-feira, desejar a cada segundo que chegue a hora de voltar para casa. Cancelar planos (muitas vezes combinados por nós) em cima da hora só porque precisamos de ficar sozinhos.
A ansiedade não é uma cena fixe. Faz-me achar que estou sempre a atrapalhar… faz-me ficar dias a pensar que não devia ter dito alguma coisa ou que disse alguma coisa de errado, faz-me crer que a culpa dos problemas do mundo é minha, no fundo faz-me sentir má pessoa.
Acordar com o coração descompensado, com a respiração ofegante, com a tensão muito baixa e sem forças passam a fazer parte do dia-a-dia. 
Pensar demais com medo de falhar e acabar por não ser o nosso verdadeiro "eu".
Mas engane-se quem acha que a ansiedade "só" afeta o psicológico. Faz doer, e muito, o corpo. Emagrecer abruptamente porque não há apetite para comer ou comer como uma desalmada e engordar o dobro na semana a seguir...
Ansiedade é esperar 24 horas por dia por uma coisa que provavelmente nunca vai acontecer mas que na nossa cabeça é bem real. É ter a boca seca e as pernas a tremer. É não conseguir dormir. É ter os músculos do corpo tensos e tentar transparecer que estamos serenos para ninguém notar. É saber que a qualquer momento vem mais um ataque de choro sem motivos, sem explicação e tentar evitar a vergonha de voltar a fazê-lo em público.
Ansiedade é... pensar demais no amanhã e não viver o presente.


Luto contra ela desde os 18 anos sem saber explicar porque. São muito poucas as pessoas que sabem que tenho este problema. Nunca falei sobre isto com ninguém porque não consigo encontrar uma explicação pare ele. Na verdade, as pessoas que sabem foi porque já presenciaram algum ataque.
Não há apoio médico que me possa ajudar porque são problemas da minha cabeça. Já andei a tomar 4 calmantes por dia e não melhorava. Sofria e fazia sofrer quem me rodeava. Queria partilhar convosco o meu relato já à algum tempo. Tenho o post agendado a alguns meses  mas nunca tinha coragem para o fazer.  Senti que o devia fazer hoje, agora que ando mais controlada e já consigo falar melhor do assunto.
No fundo, espero com este texto poder fazer a diferença na vida de alguém, nem que seja por uns instantes em que leem isto e se identifiquem, se isso acontecer, de alguma forma eu também já estarei melhor! Obrigada por estarem sempre desse lado.


You Might Also Like

34 comentários

  1. Penso que todos tempos um pouco assim :))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    Identifiquei-me com isto que aqui escreveste. Penso que o melhor é tomares um tempo para ti. Se sentes que queres estar sozinha, então está sozinha. Não te obrigues a fazer coisas que não queres, como sair com alguém, apenas para que os outros não fiquem chateados. Porque acima de tudo tens que estar bem contigo mesma e só depois é que vais ter vontade de ir sair e tudo o mais...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando a tentar mudar mas e complicado...Obrigada pelo comentário :) beijinhos

      Eliminar
  3. Sabes? Identifico-me com cada palavra tua... Também sofro do mesmo mal, e custa, muito mesmo.
    Ainda à meses tive crises fortes, agora também já ando mais controlada, mas não é nada fácil... Quando comecei assim, até fiz um post aqui no blog com alguns pensamentos que me ajudaram bastante e acabei por adotar alguns. Vou deixar aqui o link para ires ver, se quiseres!!!
    (https://orefugiodasimplegirl.blogspot.com/2018/09/esqueci-me-do-guarda-chuva.html)
    Acredita que te percebo perfeitamente... Qualquer coisa, fala comigo! Só quem passa por isto consegue realmente entender...

    ResponderEliminar
  4. r: E eu tuas linda ♥ está tudo bem sim, finalmente de férias! ahah
    E contigo? Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Flor, eu tenho TAG (transtorno de Ansiedade Generalizada), sei bem o que está falando, às vezes, tenho insônia, meu intestino fica irritado, ataca todo o corpo. A ansiedade é um mal do século, temos o estresse do dia-a-dia para colaborar com essa situação. Nenhum medicamento resolve, na verdade nem tomo, meu médico achou por bem não passar.
    Saiba que você não está sozinha. Distraia sua mente, leia, converse conosco. Respire fundo e beba bastante água.

    Beijinhos, flor.


    ResponderEliminar
  6. eheheh :)

    sei bem o que é ter ansiedade!!!

    NEW TIPS POST | VALENTINE'S DAY: THE EASIEST GIFT SUGGESTIONS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, sei bem o que isso é :/ Espero que fiques bem, dentro do possível. :)

    ResponderEliminar
  8. É uma batalha atrás de outra ! Mas há que ser forte e arranjar mecanismos para acalmar a nossa mente !!!! Força :)

    ResponderEliminar
  9. Acho muito bem que partilhes a tua experiência e acredita que de certeza que vais ajudar alguém que leia a tua publicação. A ansiedade é um problema cada vez mais sério, ignorado por muitos. Não tenhas medo de pedir ajuda ou de partilhar!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  10. Identifico-me bastante com o teu relato, ainda acrescento, o coração sempre a bater a mil e a parecer que vai saltar do peito...
    Referiste que já tomaste medicação mas que não teve efeito... Já foste a uma consulta de especialidade de Psiquiatria? (Apesar do estigma recorrente a esta área, dos "malucos", é a área que está mais indicada e preparada para lidar com transtornos de ansiedade!)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso que tenhas partilhado aqui connosco. Uma vez que sinto todos esse sintomas acho que também devo sofrer de ansiedade, só que nunca pensei nisso dessa forma. O que eu fiz foi, ao longo das crises e dos momentos em que sentia mal/pior identifiquei o porquê e comecei a mudar algumas coisas que acabavam por deixar-me fora de mim. Eu não sei até que ponto já fizeste para melhor isso, mas sei que parte muito de nós e é preciso uma força de vontade tremenda para superar um ciclo de crises ou uma fase com crises mais frequentes. Se quiseres falar sobre isso, podes contar comigo.

    Beijinhos grandes e bom fim de semana ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela tua partilha, vou tentar começar a fazer o mesmo :)

      Eliminar
  12. Vou-te recomendar dois livros do Augusto Cury, "o código da inteligência" e "ansiedade"
    Ele é simplesmente maravilhoso e ensina-nos técnicas de como reeditar as janelas da nossa mente, para que as possamos treinar e consigamos mudar tudo o que se passa na nossa mente. Não é algo que vais mudar num dia ou num mês, mas acredito mesmo que devias ler estes dois livros. Acho que te iriam ajudar imenso.
    Beijinhos

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelas sugestões, vou tomar nota:)

      Eliminar
  13. Ja por aí passei e realmente não é nada bom, não saía de casa, nem para trabalhar. Mas há ajuda médica sim, tens é de de fazer por isso. Porque se nós não quisermos eles nada podem fazer. Acredita que te curas e é meio caminho andado.
    Boa sorte.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oh querida... A ansiedade é mesmo um problema sério e, ainda que não sofra com isso nem saiba das dimensões, consigo imaginar o quão difícil é, porque convivo de perto com alguém que sofre e que se identificará certamente com as tuas palavras.
    Desejo-te muita força, isto é uma luta tua e acredito que a vencerás no tempo certo, ao teu ritmo. Um beijinho <3

    ResponderEliminar
  15. Se partires uma perna vais tratar dela sozinha?
    CLARO que há apoio médico, procura ajuda o quanto antes e não tenhas vergonha!

    ResponderEliminar

A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡

Partners