Esse desafio que é a Matemática - e que nunca acaba
março 04, 2019
Post em colaboração com a Fixando
Fiz Humanidades no secundário e não foi para fugir à Matemática, acreditem. Até gostava da disciplina, mas História “chamava” mais por mim. Quando decidi estudar Ciências Empresariais, a Matemática voltou a apanhar-me: tive contabilidade, matemática aplicada, macroeconomia e finanças. Todas estas cadeiras, como devem estar a adivinhar… exigiam Matemática.
Matemática Aplicada I foi a única disciplina que deixei para recurso no meu primeiro semestre. A preparação que tinha do secundário não era o suficiente para acompanhar a matéria e o meu cérebro também já não estava “treinado” para ter um raciocínio Matemático. Isto é, tinha-me esquecido de boa parte das coisas e já não estava a habituada a “jogar” com os números.
Digo-vos que nesse momento desejei ter estudado Matemática no secundário. A sério! Talvez se nunca me tivesse desligado tanto da Matemática A, teria sido mais fácil passar a Matemática Aplicada I e II...
Mas se não estudaram Matemática no secundário, não desesperem. Há esperança! Acabei por passar às duas disciplinas, com a ajuda dos professores, colegas e muitas horas de estudo.
Não há nenhum truque - é só treinar. Treinar e perceber o raciocínio por detrás de cada conta. Se precisarem, não tenham medo de pedir ajuda. Podem procurar explicadores de Matemática de secundário no Porto para rever alguma matéria que vos faça falta ou “refrescar” a memória (se estiverem a estudar em Lisboa, cliquem aqui). Também podem procurar explicadores de Matemática para o ensino superior, pois sei de algumas colegas que o fizeram, embora seja mais dispendioso.
Tenho a certeza que em Ciências Empresariais vou sempre voltar a encontrar-me com a Matemática, seja no trabalho ou em ciclos de estudo posteriores. É uma questão de tempo. Mas agora ela já não me vence!
17 comentários
Ainda bem que já a venceste! :D
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Matemática também foi o grande calcanhar de Aquiles na faculdade :o
ResponderEliminarAinda bem que conseguiste dar a volta!
Que bom linda! Parabéns!
ResponderEliminarÉ um curso que me cativa por acaso
Tu consegues!!!
r: Obrigada querida, bom mês :)
Uma plataforma bem útil!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Matemática no secundário foi uma das minhas grandes dores de dores de cabeça!
ResponderEliminarBeijinhos :D
https://damselme.blogspot.com
A matemática é sempre um bicho de sete cabeças, mas quando se entra no ritmo, tudo corre bem!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Olá querida,
ResponderEliminarAcho a aplicação muito didática e até um suporte para quem nunca teve uma relação tão boa com a Matemática.
Felizmente, sempre tive aptidão… E, hoje ainda perguntam-me como consigo…
Um beijinho grande :*
http://tudosoblinhas.blogspot.com
Eu adorava Matemática, até ao dia em que apanhei um professor que era a pior pessoa do mundo a ensinar a disciplina - ele sabia tanto que depois não conseguia explicar o raciocínio dele, o cérebro dele funcionava demasiado rápido para ele conseguir explicar as coisas.
ResponderEliminarResultado disso nunca mais voltei a ser amiga da Matemática :|
https://www.sonhamasrealiza.pt/
obrigada pelo comentário <3
ResponderEliminarrealmente não é nada fácil, mas com esforço tudo se consegue :D
www.pinkie-love.com
r: Sério? Tenho uma história parecida! Quando era pequena estava a andar e bati com a sobrancelha numa esquina de um banco, a minha mãe diz que levou imenso tempo a estancar, por pouco não tive de levar pontos. Desde então que nunca mais me cresceu pêlos nessa parte da sobrancelha, fiquei aí com uma marca
ResponderEliminarQuando as pessoas se aplicam com gosto dá bons resultados :))
ResponderEliminarHoje:- Anunciando a Primavera.
Bjos
Votos de uma óptima noite
Quando nos aplicamos e esforçamos conseguimos atingir o nosso objectivo!
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Que bom que conseguiu.
ResponderEliminarwww.paginasempreto.blogspot.com.br
eu sempre tive 1 e 2 (de 0 a 20!!!) a matemática. tive de voltar a repetir o 12º ano exatamente por causa de matemática e acabei com 18. hoje em dia ADORO matemática, sinto imensa falta de matemática quando não há nenhuma disciplina que a puxe em algum semestre e tornei-me na explicadora dos meus colegas de turma ahahah o segredo está mesmo no que disseste: treinar. :)
ResponderEliminarSempre detestei matemática -.- Cheguei à Universidade e deparei-me com uma só cadeira que me deu panos para mangas, mas já está. Depois de muito treino, venci-a :D
ResponderEliminarBeijinhos
Também estou no curso de Humanidades no 10° ano e também fui para ele devido a história, mas acho que não conseguiria estar num curso com uma matemática mais complicada. Parabéns por conseguires.
ResponderEliminarflordebali.blogspot.com
Queridos amigos leitores,
ResponderEliminaragradecendo sempre as vossas visitas e comentários, convidamos-vos a ler o capítulo 10 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes". Hoje pela mão do Grégor Carlos Marcondes, interpretando Anabela.
Com votos de excelente fim-de-semana,
saudações literárias!
A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡