Parceria:Humanidades, duas escolhas diferentes

setembro 01, 2016

Hoje trago novidades fresquinhas.
Já há algum tempo que andava a conversar com a Melanie de forma a fazermos uma parceria. Queríamos algo diferente e do vosso interesse.
Depois de várias conversas, finalmente as coisas começaram a ganhar forma.
Uma vez por mês iremos partilhar a opinião das duas relativamente a determinado assunto. É provável que umas vezes estejamos de acordo e outras vezes nem tanto mas faz parte.
Para o mês de Setembro o tema escolhido foi Humanidades, duas escolhas diferentes.


Quando no 10º ano optei por Humanidades foi por adorar História e não me arrependi.
Mas durante estes 3 anos estava constantemente a ouvir coisinhas do tipo “foi para fugir à matemática?”, “coitada mais uma para o desemprego”, “isso não dá para nada”, “é mais fácil mas não vais ser ninguém na vida…”
Obviamente este estereótipo que a sociedade criou é totalmente ridículo mas se desse lado esta alguém que pretende ir para Humanidades é assim que funciona mas não desistam, vale a pena. Mas adiante que não estou aqui para falar dessas desgraças.
12º Concluído e agora? Agora deparamos-nos com mil e uma opções eu optei por Ciências Empresarias por uma razão muito simples, desde pequenina que o meu sonho é ter a minha própria empresa por isso com esta opção prendo ganhar bases para depois conseguir gerir a minha empresa e obviamente dinheiro para investir hahahah
Há imensas opções, de coisas completamente diferentes, opta pelo que gostas e não pelo que te influenciam por ter mais saída ou mais prestígio. No fundo opta pelo que achas que te vai fazer mais feliz e ignora o que os outros pensam.

 Melanie
"Quando tive que fazer a escolha do curso não foi fácil. Andei às voltas e voltas porque não sabia o que queria. Então, decidi por aquilo que eu gostava realmente: línguas. Eu adoro línguas e toda a gente diz que tenho uma facilidade enorme de aprender línguas. Já sei francês, inglês e alemão. A próxima língua que eu quero aprender é, sem dúvida, mandarim e, logo a seguir, italiano. As línguas foram as "culpadas" por eu seguir Humanidades mas não estou nada arrependida. 
Durante três anos, o estereotipo criado pela sociedade assombrou-me. Toda a gente dizia que no final eu ia parar ao desemprego, que quem ia para Humanidades não tinha futuro, que só queríamos fugir à matemática e coisas do género. Nenhuma destas coisas me fez desistir do que eu queria e dos meus objetivos. Comecei a criar uma ideia daquilo que queria realmente e, então encontrei o curso que conjugava aquilo que eu realmente gostava com aquilo que me daria futuro: Línguas e Relações Empresariais. Desde o décimo ano que formei esta ideia e fui com ela até ao fim. Trabalhei o mais que pude e consegui para tentar alcançar o meu objetivo e, agora, o meu futuro está nas mãos de quem decide se entra ou não nos cursos e nas faculdades. É claro que tenho planos de reserva mas que no fundo vão dar à mesma coisa do curso que eu realmente quero mas nunca perder a fé é o mais importante. 
Acredita, agora, no décimo ano, é te dado um mínimo leque de opções para escolheres o teu curso, mas quando quiseres escolher o curso do ensino superior vai-te ser dado um leque infinito de opções. Só te digo uma coisa quando tiveres que fazer uma opção que influencie o teu futuro, escolhe com o coração e não ouças o que a sociedade te diz porque o que a sociedade faz é dividir as pessoas em grupos e se agora o curso que queres não tem futuro, mais tarde pode ter. Escolhe algo que te faça feliz e que te vejas a fazer. Escolhe com o coração!"

You Might Also Like

17 comentários

  1. Um parceria maravilhosa! Eu escolhi sócio-económicas apesar de também gostar de humanidades.
    Beijinhos

    Mia | my-world-vibes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu também era de Humanidades :p depois fui para Comunicação e Multimédia :)

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom lermos diferentes prespectivas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Já tinha lido o post da Melanie, e adorei ver as coisas através das vossas perspetivas. :)
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante desta ideia, vai ser tão bom poder ler a vossa opinião sobre determinados assuntos :)
    e isso de fugir à matemática, ouvi tanto, mas que interessa? Escolhi humanidades e não me arrependi. Mas acho que deveríamos ter mais hipóteses de escolha, as opções são tão escassas, acho que nos deviam dar uma ideia do futuro para, por vezes, não andarmos tão perdidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada... Concordo plenamente, está cada vez mais difícil uma pessoa conseguir escolher realmente aquilo que gosta.

      Eliminar
  6. Olá!
    Realmente as outras pessoas acham-se no direito de dizer o que devemos ou não fazer. Pessoas que seguiram por matemática têm emprego? Infelizmente, o desemprego toca a todos e não a x área ou curso. Ainda bem que as duas seguiram o que queriam. Façam-no para tudo na vida, o que importa é sermos felizes. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Realmente as outras pessoas acham-se no direito de dizer o que devemos ou não fazer. Pessoas que seguiram por matemática têm emprego? Infelizmente, o desemprego toca a todos e não a x área ou curso. Ainda bem que as duas seguiram o que queriam. Façam-no para tudo na vida, o que importa é sermos felizes. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. O facto é que muita gente, nos dias de hoje, vai para humanidades por causa da matemática. É um facto. Mas não quer dizer que toda a gente o faça. Acredito que, como vocês, haja muita gente que vai pelo gosto, e é assim que deve ser! Quanto ao que se ouve de fora... é ouvir e calar. Desemprego há em qualquer curso, nós é que temos de arregaçar as mancas e mostrar o nosso valor. Como se costuma dizer: para os bons, há sempre lugar :)

    ResponderEliminar

A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡

Partners