Alzheimer

abril 04, 2018

Este é um assunto que me diz tanto e é me tão difícil falar sobre ele...
Desde que me conheço que trato o alzheimer por tu, desde que me lembro o meu avô materno é vítima desta doença mas ultimamente as coisas pioraram e muito...
Em criança sabia perfeitamente que o avô M. tinha alzheimer mas não tinha muita "noção", agora percebo-o porque as memórias que tenho era de um avô completamente normal que apenas gostava muito de falar dos tempos antigos.
Nos últimos 3/4 anos a situação tem sido sempre a piorar avô.
Deixaste de ter noção da tua realidade.
No último 31 de Dezembro soubeste o meu nome, já não acontecia à anos, fiquei tão feliz avô... Pode parecer banal mas o meu coração explodiu de alegria. Sei que nos outros dias não te lembravas do meu nome mas mesmo assim conhecias o amor que te tinha e nada me podia deixar mais feliz.
Agora já não é alzheimer avô, mas lutaste sempre contra tudo. Quando toda a gente nos dizia que "desta vez não vale a pena ter esperanças " tu mostraste-nos que não desistias. Por milagre sobrevives-te a uma pneumonia e fizeste nos acreditar que tudo era possível... Não mais largaste a cadeira de rodas mas ainda conseguias brincar connosco e pôr-nos um sorriso na cara.
O avô... Em Janeiro tiveste uma infecção no sangue. Lembro-me de receber a notícia por telefone e de me dizerem para me ir preparando para o pior. Queria contar à mãe mas não conseguia. Tinha a garganta seca e faltavam me as palavras, nem chorar consegui avô. Mas antibiótico atrás de antibiótico, melhoraste. O destino não quis que as coisas ficassem por aqui. Caíste da cama e partiste a bacia. Na tua frágil situação reagis-te relativamente bem a operação mas nunca mais nada voltou a ser como dantes...
Desde que tiveste alta só tive coragem para te ir visitar ao lar uma vez... Já não falavas, mal comias, não me conhecias, mal te mexias...Estavas tão frágil que partia-me o coração ficar ali a olhar para ti assim, sem expressão, sem te poder ajudar... Para ti eu estar ali ou não era indiferente. Para me proteger não te voltei a visitar, talvez tenha sido egoísta da minha parte, desculpa avô. 
Agora estas de novo no hospital e embora queira ter esperança sei que desta vez já não tens forças para lutar. Sei que para ti talvez seja melhor partires, por muito que custe ao meu coraçãozinho.
Oh avô...😪😪

You Might Also Like

13 comentários

  1. Oh, minha querida <3
    Nestes momentos, qualquer palavra é escassa, mas desejo-te a maior das forças. Ainda que não possa fazer muito, se precisares de alguma coisa estou aqui!

    ResponderEliminar
  2. Lindo <3

    Muita força meu amor..

    ResponderEliminar
  3. Força minha querida <3 já te disse o que tinha para dizer ontem. Tu sabes.
    Beijinhos e um xi <3 apertadinho.

    ResponderEliminar
  4. Acredito que seja um tema muito difícil quanto mais lidar um com familiar nesse estado. Gostei de ler

    Hoje:- "Caminhada, entre sentidos e rimas"
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Sexta-Feita

    ResponderEliminar
  5. Força querida Ana!
    Um abraço apertadinho! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Este texto sensibilizou-me imenso porque já passei por algo muito semelhante! Os nossos avós são uns lutadores, os nossos heróis. Por isso é que nos custa tanto quando eles começam a ir-se abaixo.
    Agora tens que ter muita força nesta fase e, claro, nunca deixes de mostrar ao teu avô que estás lá, presente para ele!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  7. Nao sei o que é ter avós mas acredito que seja uma situação muito complicada. Através do teu texto é bastante perceptível a sensibilidade, e tenho de confessar que me emocionou. Tudo de bom e muita força.
    Beijinhos


    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  8. Muita força querida. Escreveste um lindo texto, passaste muito bem o quanto gostas do teu avô até fiquei emocionada. Felizmente ainda não estive nessa situação com os meus avós mas nem quero imaginar a dor.

    Um abraço apertadinho

    https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  9. Oh querida, um beijinho muito grande e força <3

    ResponderEliminar
  10. O meu avô está num estado semelhante com a mesma doença. Pensar que ele era a pessoa mais activa que eu conhecia e que agora não faz uma única coisa sozinho deixa o meu coração a chorar, porém, sei que ele está ainda entre nós a ser tratado com carinho e tento aproveitar todos os segundos que tenho com ele, assim como ele fazia quando eu era uma criança. De qualquer forma, a ansiedade diária que pensar quando será que ele nos abandona dá cabe de mim, não estou preparada, alguma vez estamos?
    Não tenho palavras fortes o suficiente para te consolar, mas, posso mandar-te toda a força que circunda o meu coração e desejar que vocês fiquem bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. É sempre muito complicado lidar com este tipo de situações :/
    Muita força minha querida!

    ResponderEliminar
  12. Entendo-te tão bem. A minha avó materna também teve Alzheimer. Passou de completamente saudável para de repente não poder continuar a morar sozinha e em seis meses ficou acamada. Assim ficou uns cinco anos tendo as mesmas doenças que o teu avô, constipações, pneumonias etc. Houve um final de ano que a disseram à minha mãe para se despedir dela mas ainda aguentou mais dois anos :)
    É uma merda ver alguém deixar de ser quem sempre foi, ficamos sem elas mas o corpo ainda cá está.
    Força ♥

    ResponderEliminar
  13. este texto tocou-me imenso, tenho uma avó com alzheimer e também perdi a minha outra avó recentemente e um dos meus maiores arrependimentos foi não a ter visitado mais vezes. só te posso desejar muita força para o que vier e independentemente do que acontecer fala com o teu avô, despede-te dele, fala mesmo que ele não te oiça ou não consiga compreender, alivia um pouco o coração... e acima de tudo foca-te nas coisas boas e não no alzheimer, em todos os momentos bons que o teu avô viveu! mesmo que a viagem acabe o que importa é se valeu a pena. beijinhos e muita força <3
    https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡

Partners