Aos futuros caloiros

agosto 21, 2017

A ideia era fazer um post para ajudar os futuros caloiros, visto que passei por isso à pouco tempo, mas à medida que fui organizando as ideias na minha cabeça o título mais adequado para lhe dar parece me: pela tua sanidade mental não te candidates a universidade. Como sou uma pessoa sensata vou partilhar na mesma.

1. Se vais com a ideia que agora é que vai começar a vida louca, ABORTA MISSÃO enquanto é tempo.
Estás a imaginar tudo aquilo que acontece nos filmes? Esquece não tem nada a ver.

2. Inscreve-te na praxe, vai servir para criares grandes amizades e para te proporcionar os melhores momentos que vais viver enquanto estudante universitário. Se não gostares? Desistes, ninguém te vai reprimir por isso.

3. Os professores? Nunca vão saber o teu nome, não vão dar pela tua falta e não se vou preocupar se tens muita ou pouca coisa para fazer.
Queres ir à casa de banho? Só vai e não perguntes nada, se interromperes a aula acredita que ainda se vão passar mais!

4. Sair matéria nos exames que nunca viste na vida? Normal.


Se fores como eu, vais passar a vida a lamentar-te, a desejar ter optado por um curso mais acessível. Vais querer desistir muitas vezes, vais desejar que o professor x ou y nunca tivesse existido. 
Quando deres por ti  um dos teus melhores anos já vai ter passado por isso o maior conselho que te posso dar é APROVEITA todos os momentos, ainda vais ter saudades.

(isto é apenas a minha opinião, muitos de vocês podem não pensar da mesma forma)

You Might Also Like

36 comentários

  1. Não podia estar mais de acordo..aconteceu exatamente o mesmo comigo ;)

    ResponderEliminar
  2. Felizmente na minha faculdade não senti, por exemplo, que os professores não queriam saber de nós. Os professores sabiam os nossos nomes quase todos (principalmente porque a maioria deles deu mais do que 1 cadeira durante os quatro anos que lá estive...). Chegaram a mudar testes e datas de entrega de trabalhos, quando percebiam que realmente estávamos atoladas em imensas coisas. Confesso que aproveitei bastante bem o meu ano de caloira. Adorei ser praxada e conheci imensas pessoas maravilhosas naqueles anos. Se voltasse atrás fazia quase tudo igual. Só mudava mesmo uma coisa: entrava na tuna! De resto, tudo igual :) Mesmo sabendo que algumas pessoas me iriam desiludir. Faz tudo parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente depois até mude de ideias mas esta foi a impressão com que fiquei do 1º ano ;P

      Eliminar
  3. R: Desta vez gostei do final até, vamos ver se fica. Andei à procura de temas giros e lá encontrei alguns grátis :p

    Concordo com tudo, detesto quando as pessoas dizem que não gostam da praxe sem nunca lá ter andado, é tal como dizes, experimentas e logo vês, se não gostares muito bem, tens toda a razão em dizer que não gostas.
    Na parte da vida louca, por acaso, este ano foi um bocado assim, mas claro que houve dias em que tive de optar por estudar e não ir sair - por mais que me apetecesse. Passa mesmo a voar :)

    ResponderEliminar
  4. Temos de aproveitar ao máximo esse período de tempo que acaba por passar tão rápido, apesar de todos os altos e baixos existentes..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    adorei esta publicação! e concordo com os teus conselhos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Quando entrei na faculdade senti logo o choque da exigência e do facto de ir sozinha para um mundo completamente novo. Mas com o tempo as coisas foram tornando-se familiares e menos assustadoras, até sentir que estava em casa.
    Relativamente aos professores, não senti isso, até porque muitos dos que tive deram-me mais do que uma cadeira. Naturalmente, a ligação não era igual com todos, mas tiveram sempre o cuidado de nos ouvir, de perceber quem éramos e como estávamos. Quando percebiam que estávamos mais aflitos com a quantidade de trabalhos/testes tentavam ajustar as datas, de modo a que não déssemos em tolos. Nem sempre foi fácil, mas arranjávamos um jeito. Há professores de quem vou ter imensas saudades.
    No que diz respeito à praxe, acho sempre que devem experimentar primeiro antes de decidirem logo que não se identificam. Sempre fui muito tímida e também pensei que não iria ter feitio para lá andar, mas disse logo que iria, pelo menos, experimentar. A verdade é que demorei um pouco a encontrar o meu lugar, mas foi das melhores decisões que tomei. Fui praxada, praxei e continuo a fazê-lo. E hoje saio da faculdade com os meus bolsos cheios de memórias felizes e aprendizagens.

    r: Muito, muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que vocês tiveram um bocadinho mais de sorte que eu...espero que no 2 ano mude de ideias :P

      Eliminar
  7. Estou totalmente de acordo! E sim, abortem missão enquanto podem ahahah
    Beijinhos

    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ahahahah,não concordo com tudo, mas aproveitem tudo o que poderem. Esse é, definitivamente, o melhor conselho!
    Beijinhos <3

    http://araparigaderoxo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais :)
    Que bons conselhos

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. A minha experiência foi bem diferente! Professores interessados e motivadores e muitos bons amigos. Se foi trabalhoso? Foi! Muito! Mas foi a base para o que tenho hoje, 0 arrependimentos!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Concordo com os pontos todos no geral embora as coisas variem de pessoa para pessoa.
    Por exemplo, quanto aos professores, a maioria deles não sabe os nossos nomes é verdade. Mas as caras... uii

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post :)
    No entanto tenho a sorte de ter tido óptimos professores ao longo destes dois primeiros anos, que me permitiram estabelecer uma boa relação, porém também existem aqueles que preferia nunca ter conhecido.
    Apesar de às vezes ser realmente muito complicado, são anos muito bons, e temos mesmo de os saber aproveitar ao máximo!

    ResponderEliminar
  13. Vou agora para a uni e só espero que corra bem :s Estou super ansiosa porque vou ter cadeiras que adoro, mesmo, mas tenho medo de chegar lá e de me desiludir com tudo... Adorei o post, faz mais!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  14. Deixaste bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡

Partners