Parabéns avô

agosto 04, 2018

Este é um assunto que me diz tanto e é me tão difícil falar sobre ele...
Desde que me conheço que trato o alzheimer por tu, desde que me lembro o meu avô materno é vítima desta doença mas ultimamente as coisas pioraram e muito...
Em criança sabia perfeitamente que o avô M. tinha alzheimer mas não tinha muita "noção", agora percebo-o porque as memórias que tenho era de um avô completamente normal que apenas gostava muito de falar dos tempos antigos.
Nos últimos 3/4 anos a situação tem sido sempre a piorar avô.
Deixaste de ter noção da tua realidade.
No último 31 de Dezembro soubeste o meu nome, já não acontecia à anos, fiquei tão feliz avô... Pode parecer banal mas o meu coração explodiu de alegria. Sei que nos outros dias não te lembravas do meu nome mas mesmo assim conhecias o amor que te tinha e nada me podia deixar mais feliz.
Agora já não é só alzheimer avô, mas lutaste sempre contra tudo. Quando toda a gente nos dizia que "desta vez não vale a pena ter esperanças " tu mostraste-nos que não desistias. Por milagre sobrevives-te a uma pneumonia e fizeste nos acreditar que tudo era possível... Não mais largaste a cadeira de rodas mas ainda conseguias brincar connosco e pôr-nos um sorriso na cara.
O avô... Em Janeiro tiveste uma infecção no sangue. Lembro-me de receber a notícia por telefone e de me dizerem para me ir preparando para o pior. Queria contar à mãe mas não conseguia. Tinha a garganta seca e faltavam me as palavras, nem chorar consegui avô. Mas antibiótico atrás de antibiótico, melhoraste. O destino não quis que as coisas ficassem por aqui. Caíste da cama e partiste a bacia. Na tua frágil situação reagis-te relativamente bem a operação mas nunca mais nada voltou a ser como dantes...
Desde que tiveste alta só tive coragem para te ir visitar ao lar uma vez... Já não falavas, mal comias, não me conhecias, mal te mexias...Estavas tão frágil que partia-me o coração ficar ali a olhar para ti assim, sem expressão, sem te poder ajudar... Para ti eu estar ali ou não era indiferente. Para me proteger não te voltei a visitar, talvez tenha sido egoísta da minha parte, desculpa avô. 
Agora estas de novo no hospital e embora queira ter esperança sei que desta vez já não tens forças para lutar. Sei que para ti talvez seja melhor partires, por muito que custe ao meu coraçãozinho.
Oh avô...😪😪

Hoje era dia de festa. Hoje farias 80 anos. Hoje, pela primeira vez, não estás cá. Hoje fazem 4 meses que escrevi este texto de "despedida" avô. Amanhã fazem 4 meses que partiste.
Sei que estás melhor agora por muito que me custe, o meu coração ficou em paz com a tua partida porque sei que onde quer que estejas te recordas de mim com carinho. Só tenho  a agradecer por ter tido a sorte de te ter na minha vida...
Parabéns avô.

You Might Also Like

7 comentários

  1. A partida dos nossos deixa-nos sempre vazios e com saudades. Mas mantém sempre as boas recordações e os ensinamentos, contigo. Tenho a certeza que está orgulhoso de ti e que continua a cuidar de ti, como fazia antes, mas mais distante. Força minha querida <3

    ResponderEliminar
  2. Nem tenho palavras, minha querida. Muita, muita força <3
    Sei que soa a lugar-comum, mas ele estará sempre contigo, a acompanhar os teus passos e a amparar-te no seu colo.

    ResponderEliminar
  3. Oh minha linda! O teu avô foi muito forte! E tenho a certeza que esteja onde estiver estará a olhar por ti, muito orgulhoso. Força minha linda ♥

    ResponderEliminar
  4. Não há palavras!
    Mas lembra-te que o teu avô ensinou que não se deve desistir por mais difícil que seja a batalha. Uma boa lição.
    E mantém sempre as boas recordações que tens dele.
    É muita força.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei comovida porque entendo perfeitamente... Força:

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  6. As despedidas são sempre difíceis, mas as recordações ficam e é isso que devemos agarrar. Ele foi forte ao batalhar contra esses percalços! Não devias de sentir culpada por não visitares, fizeste o melhor que achaste minha querida :)
    Desejo muita força <3

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  7. A partida de um ente querido é sempre um dor enorme no coração! Tal como disseste, o melhor é mesmo mentalizarmo-nos de que essas pessoas queridas agora estão num lugar melhor, sem sofrimento. Força linda!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar

A tua opinião é me importante ♡
Assim que conseguir retribuo ♡

Partners